Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37972
Compartilhe esta página
Título: | Percepções dos professores sobre a abordagem conceitual e a matemática no ensino de física |
Autor(es): | MOTA, Deivisson Silva |
Palavras-chave: | Física – Estudo e ensino; Professores de física; Educação básica - Pernambuco; Conceitos; Linguística matemática; Percepção |
Data do documento: | 20-Fev-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | MOTA, Deivisson Silva. Percepções dos professores sobre a abordagem conceitual e a matemática no ensino de física. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. |
Abstract: | Abordar um tema de maneira conceitual tem sido uma das formas de tornar o ensino de algumas disciplinas mais atrativo para os educandos, principalmente quando nos referimos ao ensino de Física, que por vezes é apresentado como mera aplicação de fórmulas pré-determinadas para cada situação já previamente conhecida. Assim, alguns têm defendido que a Matemática vem sendo um problema no ensino de Física, principalmente na educação básica, e sugerido uma abordagem conceitual dos conteúdos físicos. O presente trabalho busca tentar compreender o que se entende por abordagem conceitual dos conteúdos físicos no meio acadêmico, buscando também conhecer como professores da educação básica de Pernambuco tem materializado essas concepções em suas falas e práticas em sala de aula, por meio de suas concepções sobre abordagem conceitual dos conteúdos da Física. Podemos dizer que de maneira geral, os professores entrevistados mostram consenso com respeito a abordagem conceitual, a saber, que está se procede sem o uso, ou com o mínimo possível, de estruturas Matemática, e que a relação entre Física e Matemática é dicotômica, podendo uma cooperar com a outra, mas sem função epistemológica na construção dos conhecimentos. Assim, pudemos observar que a discursão aqui apresentada é mais que importante, é urgente, para podermos estabelecer as bases para um diálogo saudável a respeito do futuro do ensino de Física. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37972 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Deivisson Silva Mota.pdf | 3,96 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons